Vinil da Semana: 'Ylem' - Dark Fortress | Review

Vamos começar a semana com uma indicação da Cate, que resolveu trazer pra gente um dos álbuns que já podemos considerar um clássico moderno do Black Metal melódico: O 'Ylem' do Dark Fortress!!

-------------------------

Quando mergulhamos nas nuances do black metal, não dá para ignorar a sua vertente melódica. E de tantas bandas nesse nicho, é impossível não reparar no castelo sinistro do Dark Fortress, feito pelo grande dos logos, o belga Christophe Szpajdel.

Mesmo com quatro trabalhos já lançados, Dark Fortress vinha de uma sucessiva troca de line-up até consolidar sua formação em 2008 com 'Eidolon', o álbum que precede o deleite sonoro do qual falaremos hoje: o sombrio 'Ylem'.

Lançado em 2010, 'Ylem' foi o retorno ao potencial mostrado lá nos primórdios do Dark Fortress. Esse regresso é o próprio significado do álbum que é conceitual e versa sobre 'Ylem' - inglês antigo para nomear a substância primitiva que no Big Bang teria criado nosso Universo.

'Ylem' é um álbum que por vezes é completamente aquele black metal de baixo inaudível, cheio de blast beats, guitarra chiada e vocal harsh de rasgar os ouvidos, como a faixa título e a lindíssima 'Osiris'. Já em outros momentos, soa melódico por conta dos teclados, progressivo em alguns solos de guitarra, permeado por uma cadência quase funesta de algumas faixas mais lentas, como 'Evenfall' e a faixa que fecha o álbum, 'Wraith' com seus propositais 666 caracteres e vocais limpos.

Uma obra prima a ser conhecida por todos os simpatizantes do metal negro, 'Ylem' merece ser contemplado em sua totalidade ao acompanhá-lo com as letras, para que você seja envolto no conceito de vida primordial tão bem orquestrado pela sonoridade do metal negro melódico do Dark Fortress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário