Vinil da Semana: 'Hole Below' - Vastum | Review


Como a própria descreveu, no #VinildaSemana a Caterine traz pra gente um Death Metal gosmento! Hoje vamos de 'Hole Below' do Vastum!

------------------------

Um disco que demanda certa pesquisa sobre o que as demais pessoas pensaram para que se consiga descrever melhor é, certamente, um disco para prestar atenção. Lançado há pouco mais de sete anos como terceiro trabalho dos estadunidenses da Vastum, ‘Hole Below’ é um desses discos. 

Começando do inusitado, uma frase perspicaz dita numa review da banda no Metallum descreve a composição lírica de Vastum de forma cirúrgica:  “A música deles explora um universo onde hedonismo e niilismo colidem”. Não consegue imaginar esses dois mundos descritos por música? Então, adicione mais essa informação: Vastum traz em ‘Hole Below’ suas letras todas em prosa, quase remontando um só texto dadaísta perpassando por questões existenciais e encostando em blasfêmias e religiosidades que ao final culminam em temas eróticos e sádicos.

Quanto ao som, o álbum é curto e grosso em seus 37 minutos de duração. Você ouviu grosso? Sim, pois somente um denso e profundo death metal submergindo de um buraco gosmento no chão traz a metáfora mais próxima para o que essas cinco pessoas conseguiram produzir desde os primeiros acordes da faixa de abertura, “Sodomitic Malevolence”.

Ainda que o destaque dessa banda vá para os vocais profundos da talentosíssima vocalista Leila Abdul-Rauf, tudo em ‘Hole Below’ se funde num misto de peso, monstruosidade e chiadeira, grudando uma faixa na outra com aquela viscosidade característica de todo death metal que se propõe mais visceral. 

Finalmente o álbum traz a quase melódica ‘Empty Breast”, que por ter como últimas as mesmas notas sombrias que abrem o álbum, faz com que você, ouvindo ‘Hole Below’ em looping, mal perceba que o buraco negro de Vastum lá embaixo já se escancara para te engolir mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário