PRÊMIO INIMIGUINHO DE OURO 2023



Pra finalizar com chave de ouro nossa cobertura tardia sobre o ano de 2023, apresentamos o PRÊMIO INIMIGUINHO DE OURO 2023, onde os nossos ouvintes nos ajudaram a selecionar alguns destaques do ano, sejam positivos ou negativos. Com o resultado a partir de votação popular, vamos para as categorias!
___________________________________________

CATEGORIAS

Revelação do Ano

Nada melhor do que as novidades do mundo do metal que nos fazem perceber que o gênero nunca vai morrer, né? Vamos aqui com o que foram os mais novos atos a ganharem nossa atenção esse ano, as REVELAÇÕES DO ANO, onde tivemos uma banda brasileira bem promissora que o pessoal do VNE e dois projetos de Black Metal que estiveram as nossas discussões durante o ano:
01º Lōtico - ‘Oran’
02º Moonlight Sorcery -  ‘Horned Lord of the Thorned Castle’ 03º Ὁπλίτης - ‘Ψ​ε​υ​δ​ο​μ​έ​ν​η



Melhor Produção do Ano


Sabe aquele álbum que você ouve pensando o quão fantástico ele soa, que se encanta com a facilidade de entender tudo que tá acontecendo ou percebe que até mesmo a ambientação foi valorizada, deixando a entrega do álbum incrível? Pois os ouvintes do VNE elegeram produções fodas e aqui estão as melhores PRODUÇÕES DO ANO pra gente! Na lista o Death Metal dominou e com uma interessante aparição do álbum da Crypta, que no seu lançamento anterior pecou na nossa opinião apenas na produção.

01º Ontologycal Mysterium - Horrendous
02º Warlocks Grim & Withered Hags - Hellripper
03º Shades of Sorrow - Crypta



Melhor Capa do Ano

Quantas vezes nós damos chances para um álbum baseados apenas em "MEU DEUS, QUE CAPA LINDA, VOU OUVIR!"? Algumas vezes os álbuns nem são tão bons assim, mas a capa tem uma atração gigante te puxando para ela. Agora, meus amigos, e quando o álbum é, de fato, bom? A sensação que fica é de que os caras não conseguem errar, nem na música, nem na representação visual que escolheram e trabalharam para o álbum. Porém, como todo não são flores, essa talvez tenha sido a categoria mais questionada entre os membros do VNE, já que as escolhas dos nossos ouvintes foram no mínimo peculiares:

01º Air Not Meant for Us - Fires in the Distance
02º Fauna - Haken
03º Exul - Ne Obliviscaris

Pior Capa do Ano


Em compensação, existem álbuns que você é quase que afastado do som por causa das capas. E muitas vezes não importa o quanto você ama a banda, porque aí quando vamos indicar pra alguém por causa das músicas, temos sempre que começar com o constrangedor: "É muito bom, apesar da capa!". Aqui estão as PIORES CAPAS DO ANO eleitas pelos ouvintes do VNE (amarelo fica tão ruim assim em capas mesmo?):

01º 72 Seasons - Metallica

02º Lightbringer - Rival Sons
03º Memorial - Soen





Decepção do Ano

Essa categoria é aquela que dói fazer. Decepção está sempre associada à tristeza  pelo que se esperou vir e, no fim, só não veio. Você fica naquela expectativa de que tá vindo algo fantástico da banda e aí entregam abaixo do esperado. Aqui estão as DECEPÇÕES DO ANO:


01º Holocene - The Ocean
02º Life is But a Dream… - Avengend Sevenfold

03º ID.Entity - Riverside







Pior Álbum do Ano

Sabem a tristeza descrita na decepção do ano? Essa agora é diferente! Essa está associada com aqueles álbuns que, no momento que você inicia a audição, você mal pode esperar para que eles acabem. Ou aqueles que, enquanto você tá ouvindo, vem aquele sentimento negativo muito forte, junto daquele pensamento de "Não é possível que isso seja tão ruim!", ou um sonoro "EU NÃO AGUENTO MAIS!" que te faz deixar o álbum na metade ou antes. Com as escolhas dos ouvintes para "Tortura não é entretenimento!", aqui estão os PIORES ÁLBUNS DO ANO:

01º Life is But a Dream… - Avengend Sevenfold
02º Take Me Back To Eden - Sleep Token
03º The Awakening - Kamelot


Prêmio Ozzy no Top 2020 do VNE

Essa categoria é bastante... particular? Sabe aquele álbum que sempre que ouvia falar durante o ano só era coisa negativa, aí você resolveu ouvir e acabou curtindo? Pois então, esta é aquela categoria que, assim como o Peralta a colocar o Ozzy no seu top de 2020, representa um contra tudo e contra todos! Os álbum que os nossos ouvintes mais curtiram mesmo tendo sido considerado ruins por muitos:

01º Foregone - In Flames
02º Life is But a Dream… - Avengend Sevenfold
03º Sky Void of Stars - Katatonia





_________________

TOP 10 VNE

E para grand finale, temos aqui o nosso top 10, que foi montado a partir de cálculos complexos com as listas de melhores do anos dos membros do VNE e os 10 mais votados pela comunidade! Então vamos lá descobrir quais foram os 10 escolhidos:


10º - ⁠Katatonia - 'Sky Void Of Stars'

Abrindo a nossa lista temos um álbum que apesar de ter dividido opiniões dentro da equipe, graças ao voto da comunidade alcançou nosso Top 10. Os veteranos do Katatonia lançaram no inicio do ano um álbum que causou algum estranhamento mas foi aos poucos conquistando o público com sua sonoridade um tanto diferente dos álbuns anteriores apostando numa pegada mais prog e direta, comparada aos seus trabalhos anteriores.


09º - Gateway - 'Galgendood'
Na nona posição, temos um death/doom que traz o mais cavernoso e gorgolejante disponível no death metal, na velocidade arrastadíssima e chiadeira dos melhores dooms, esse álbum é um primor e pode agradar a quem goste do death brutal sem ser um tech death e quem não goste do doom puríssimo.



08º - Voidceremony - 'Thread Of Unknowing'
A seção Death Metal gosmento segue, dessa vez entregando mais dissonância e técnica. Um up nas composições já demonstradas no seu álbum anterior, com a entrada de Phil Tougas, um dos guitarristas mais renomados no underground hoje, marcando um dinamismo fantástico. Esse álbum soa exatamente como a sua capa, um pântano coberto por uma imensidão densa com horizontes ainda não explorados.


07º - Avenged Sevenfold - 'Life is But a Dream…'
Ah sim, chegamos nesse momento da lista. Como visto nas categorias, esse álbum dividiu opiniões. E as opiniões ficaram nos dois extremos, na maior parte das vezes. E nós poderíamos tentar derrubar ou engrandecer o álbum com textos, mas acaba sendo uma experiência tão individual, que os pontos que derrubam pra alguns, são os mesmos que o tornam a obra que é para outros. Único conselho a ser dado é de não esperar o Metalcore do passado, e ir disposto a encontrar algumas experimentações que podem parecer demais até pro Prog.



06º - Blackbraid - 'Blackbraid II'
Banda xodó do VNE que com seu disco de estreia em 2022 figurou como o TOP 1 da equipe, a one-man-band americana retorna com mais um trabalho de qualidade no seu Black metal com influencias nativo-americanas. Ainda que não tenha caído nas graças da equipe como o primeiro álbum, é mais um lançamento excelente da banda, que vem se mostrado bastante consistente. Será que trarão algo em 2024 também? Se trouxerem, as chances de figurarem nas nossas listas de melhores do ano são grandes!


05º - Moonlight Sorcery - 'Horned Lord of the Thorned Castler' A banda estreante que se tornou xodó do VNE em 2023 com o seu famigerado Black Metal Castlevania, caminhando entre o sinfônico e o melódico com maestria. Sem dúvida uma das maiores surpresas do ano, a banda não só garantiu seus posto entre os melhores de 2023, como também deve permanecer sendo acompanhada pela gente nos seus próximos trabalhos!


04º - Tomb Mold - 'The Enduring Spirit'

De uma estreia pra um dos nomes que mais consagrou na última década. O Tomb Mold estava fazendo um Death metal mais tradicional, porém consumiram demais dos pratos Cynic e Blood Incantation, e podemos falar que dessa dieta tivemos um resultado incrível. Não se perdeu o tradicionalismo, mas incorporar esse aspecto mais Prog no som, com algumas músicas que parecem ter coisas demais, mas tudo fazendo sentido e completando lindamente, trouxe um ar inesperado pra banda. Importante ressaltar o quanto o tempo do guitarrista Derrick Vella no seu projeto, o Dream Unending, também é demonstrado no álbum, com a ambientação sendo um marco gigantesco, especialmente na faixa "The Enduring Spirit of Calamity", que é uma das melhores músicas de 2023.

03º - Fires in the Distance - 'Air Not Meant for Us'
A banda que profeticamente foi citada pelo nosso host no episódio de expectativas de 2023 como o possível destaque do ano, cumpriu a profecia e se fez presente no pódio de melhores do ano! A banda traz um Melodic Death/Doom que não deve em nada aos grandes do subgênero, além de trazer melodias lindíssimas de piano que compõe uma atmosférica maravilhosa. De fato um dos melhores lançamentos do ano!



02º - Horrendous - 'Ontological Mysterium'
A discografia do Horrendous vem se tornando uma dessas que é impossível apontar erros. Desde o Anareta em 2015, o Death Metal dos caras parece não encontrar barreiras e passar por cima de qualquer limite que imaginam. Seguir um álbum como o Idol já era um trabalho difícil por si só. Seguir com algo que não parece com nada anterior, nem da banda, nem de ninguém, seria impossível. E cá estamos, com um álbum que passa por momentos que o Death funciona apenas de base pras influências de toda vertente que o metal extremo oferece. O Horrendous dança conforme a música que os próprios escrevem, já que as bolhas parecem estar pequenas demais pra eles simplesmente não as estourarem.



01º - Ne Obliviscaris - 'Exul'
Praticamente marmelada o Ne Obliviscaris aqui, mas como falamos várias vezes: se eles mantiverem o nível dos últimos lançamentos, com certeza vão trazer o melhor álbum do ano! Os australianos trouxeram mais um exemplar fantástico do seu Prog Death regado a muitas linhas de violino e excelentes trabalhos no vocal. A entrada do novo baixista também merece destaque, caiu como uma luva na banda! Enfim, não tem o que fazer, nos somos previsíveis quanto se trata de NeO, se eles fazem o que costumam fazer com certeza a gente vai amar, e aqui entregaram tudo e mais um pouco!

__________________________________________


É isto, essa foi a nossa lista de melhores do ano, feita em colaboração com os nossos ouvintes! Ficamos por aqui e gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram com a votação e que acompanharam a gente nesse ano turbulento que foi 2023. Que em 2024 os ventos soprem ao nosso favor, fiquem ligados que esse ano promete! Aproveite e comente aí quais são os seus álbum favoritos de 2023 e quais seriam os vencedores das nossas categorias pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário