Lançamentos no Metal em Janeiro de 2022 | Estante de Lançamentos



Bem vindos ao Estante de Lançamentos! Onde nós iremos trazer pra vocês os lançamentos a cada duas semanas, com os que nós considerarmos destaques nesse período, e, claro, estaremos de olhos nas recomendações de vocês aqui pelos comentários!

Por ser nossa primeira postagem do Estante de Lançamentos no ano e estarmos em fevereiro, iremos trazer os destaques do mês de janeiro

Com essas considerações, vamos aos álbuns!




WILDERUN - Epigone (Prog Death / 07 de Janeiro)

Seguindo o aclamado Veil of Imagination, o Wilderun lançou seu quarto álbum no dia 7, trazendo a combinação de Prog Death com Symphonic já característica da banda.


Infected Rain - Ecdysis 
(Nu Metal / 7 de Janeiro)

Uma boa pedida para os fãs de Jinjer, Spiritbox e The Agonist, a banda liderada por Lena Scissorhands traz um metalcore trabalhado com algumas influências de progressivo.





ANCIENT BURIALS - Shepherd of the Dead (Techdeathcore / 7 de Janeiro)

Pra quem gosta das novidades e vocais extremos do Deathcore e curte a alucinação do Techdeath, o álbum de estreia do Ancient Buriais é tiro certo! Uma pedrada em 40 minutos.





DESCENT - Order Of Chaos (Death/Black / 14 de Janeiro)

Order Of Chaos é um álbum de death metal que flerta muito com o Black metal que, por alguma razão, lembra powerviolence em diversos momentos. 29 minutos recomendados pros fãs de metal extremo, com certeza.



FIT FOR AN AUTOPSY - Oh What The Future Holds  (Deathcore / 14 de Janeiro)

Retornando com seu sexto álbum, os americanos retornam trazendo seu deathcore tradicional, adicionando elementos sinfônicos pro seu som também.




SHADOW OF INTENT - Elegy (Deathcore / 14 de Janeiro)

Se mantendo com o pé no Deathcore sinfônico, o Shadow of Intent traz seu 4º álbum com uma adição de elementos do  Death Metal tradicional a sua sonoridade, podendo agradar até os que não simpatizam com o gênero. Um dos grandes lançamentos do início do ano.


UNDEROATH - Voyeurist (Metalcore/Post-Hardcore / 14 de Janeiro)

Os americanos retornam com seu nono álbum trazendo a mistura quase que já característica de tudo que compõe o metal moderno.



WIEGEDOOD - There's Always Blood At The End of The Road (Black Metal / 14 de Janeiro)

Para a nossa surpresa, os belgas do Wiegedood trazem em seu quarto álbum um Black metal puro, com uma atmosfera tão pesada quanto todo riff e produção apresentados aqui.



40 WATT SUN - Perfect Light (Slowcore / 21 de Janeiro)

Talvez não metal, mas, pros fãs de doom, post-rock, shoegaze, o 40 Watt Sun traz seu aguardado segundo álbum, após 6 anos de seu álbum de estreia.



Battle Beast - Circus Of Doom (Power/Heavy / 21 de Janeiro)
A banda finlandesa volta com seu sexto disco de estudio trazendo um bombástico e grandioso power/heavy metal liderado pela incrível vocalista Noora Louhimo.



NOCTURNA - Daughters Of The Night (Symphonic/Gothic / 21 de Janeiro)

Pra quem curte bandas de metal sinfônico com uma pitada de powermetal, o debut da banda italiana Nocturna pode soar bastante interessante. O full-length que conta com pouco mais de 40 minutos conta com duas vocalistas que alternam entre vocal mais simples e um mais lírico, que inclusive lembra bastante o da vocalista Tarja Turunen. O instrumental do álbum contém riffs bem executados e um ótimo trabalho de bateria também, para quem acompanhou e gostou dos últimos lançamentos de bandas como Epica e Nightwish, pode ter uma bela surpresa com o álbum.

SILHOUETTE - Les retranchements (Atmospheric Black / 21 de Janeiro)

Lançando seu primeiro álbum temos os franceses do Silhouette encantando a todos os amantes de metal atmosférico com muitos elementos de black metal. Com um vocal predominantemente feminino, acompanhado de guturais masculinos, cantado em francês, a mistura do melódico com guturais rasgados clássicos do BM e guitarras que alternam entre melódicas e pesadas tornam o álbum bem equilibrado tanto no atmosférico, quanto na parte mais “brutal” do black. Quem já admira o trabalho de bandas como Les Discrets, acredito que vai curtir esse som.


SONATA ARCTICA - Acoustic Adventures - Volume One (Power/Acústico
 / 21 de Janeiro)

Os filandeses do Sonata Arctica retornam com a primeira parte do projeto de retrabalho acústicos dos clássicos de toda a carreira da banda, uma ótima pedida pros fãs de longa data da banda ou quem curte metal acústico!

JETHRO TULL - The Zealot Genes (Prog Rock / 28 de Janeiro)

Mais de meio século após sua estreia, os proggers continuam na ativa e trazem um álbum gostosinho, de fácil audição, que se mantém fiel ao som tradicional da banda.

KRALLICE - Crystalline Exhaustion 
(Prog Black / 28 de Janeiro)

Pouco menos de um ano após o lançamento de um álbum mais atmosférico, o Krallice retorna com um álbum onde é possível encontrar todas as fases pelas quais a banda já passou. Recomendo para fãs de Gorguts e Ulcerate.



DAWN OF SOLACE - Flames Of Perdition (Melodic Doom / 28 de Janeiro)

O imparável 
Tuomas Saukkonen (Wolfheart, Before the Dawn) retorna com o seu projeto solo para o seu terceiro álbum, segundo após a volta, e continua com o seu Melodic Doom bem focado em vocais limpos e riffs melódicos e vem agradando os fãs do subgênero. 



NIHILITY - Beyond Human Concepts (Death / 28 de Janeiro)

Em seu segundo álbum, a banda de Portugal Nihility segue fazendo essa mistura de Death com Black metal no Beyond Human Concepts. O gutural cavernoso é bem acompanhado pela bateria enlouquecida e pela guitarra frenética. A beleza desse álbum vai além de sua capa, sua sonoridade brutal e bem executada tornam o álbum muito bem cadenciado.


VIOLET COLD - Səni Uzaq Kainatlarda Axtarıram [EP] (Blackgaze / 31 de Janeiro)
Depois do excelente "Empire of Love" que saiu ano passado, o Violet Cold, a one-man band do Azerbaijão retorna com um EP de quase meia hora do seu Blackgaze com passagens ambientais e que vez ou outra adiciona uns elementos diferentes. 




Por hora é isto! Comentem aí o que vocês acharam desses álbuns, qual seu destaque até o momento e se deixamos passar algum álbum batido! E, claro, todos esses álbuns serão comentados no episódio do podcast sobre os lançamentos do 1º Trimestre de 2022!

4 comentários:

  1. O site ficou lindão. Equipe maravilhosa 🖤💜.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito top o site, parabéns pessoal.

    Não escutei todos, mas por enquanto o que mais curti foi o "Crystalline Exhaustion".
    Deixar passar, acho que de Janeiro, só o "W" do Boris, que foi bem diferente do convencional deles, mas é de uma banda bastante relevante para o drone, stoner e sludge, e o Assassine(s) da banda Celeste.

    ResponderExcluir
  3. Wow, tô louco pra ouvir o novo do Violet Cold

    ResponderExcluir