Vinil da Semana: 'Vadak' - Thy Catafalque | Reviews


Thy Catafalque, projeto de Tamás Katai e uma das queridinhas do avant-garde, já apareceu aqui no VNE em algumas playlists e foi citada no episódio "Para Além do Inglês" e em episódios de lançamentos. Se você ainda não conhece, chegou o momento: a Carole trouxe o álbum Vadak como recomendação para o #VinilDaSemana!

-----------------------

Lançado em 2021, Vadak é o décimo álbum de Thy Catafalque. Cantado na famigerada língua do diabo, o húngaro, o idioma não é nem de longe um empecilho para apreciar o som que Katai propõe em sua banda. Thy Catafalque ganha muito ao usar sua língua materna – e depois de ouvi-lo eu aposto que você há de considerar o húngaro uma língua divina (mesmo que seja incompreensível para nós, falantes de português).

Mesclando elementos de Black Metal, com algumas pitadas de Folk e brincando até com música eletrônica e pop, o álbum é um primor. Vadak é aquele tipo de álbum que ouvir é uma experiência, sabe? Um álbum que te puxa, que sem perceber você está prestando o máximo de atenção pela riqueza de detalhes que o som apresenta. Um primor.

A primeira faixa, Szarvas, é arrebatadora e já anuncia o que o álbum entregará. Impossível ficar incólume a ela. As onze faixas seguintes hão de aprofundar-se, cada uma, em um aspecto e te levar para uma viagem sonora.

Vadak também conta com a participação dos vocais de Gabór Dudás e Martina Veronika.

Um álbum incrível de um projeto fantástico, o contraste que se sente na sonoridade reflete os contrastes de um mundo em que industrial e natural se chocam o tempo todo.

Ainda não ouviu? Escute a primeira faixa e tente resistir a este assombro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário