Como já é tradição por aqui, ao final do ultimo episódio, VNE#91 Lançamentos 2º Trimestre 2022, cada membro do podcast montou sua lista com os melhores álbuns do ultimo trimestre. A partir dessa lista e de sofisticados cálculos matemáticos chegamos a este top 10 que representa a média dos nossos votos. Apresentamos os melhores álbuns do trimestre para a esquipe do VNE!
10º - DIR EN GREY - Phalaris
O Japão no metal tem aquele clichê de ter bandas esquisitas e que acabam sendo conhecidas por causa desses elementos. O Dir En Grey não foge da esquesitice, porém consegue ser muito bem conceituada aqui no ocidente entre os fãs das linhas mais progressivas e modernas. Com esse seu novo trabalho, a banda consegue continuar com sua característica de nunca soar igual em seus álbuns, dessa vez trazendo muito elementos do que temos de moderno no metal, com traços de djent no seu prog, sendo em afinações, sendo em estilo de composições de riffs. Tudo isso mantendo sua essencial influencia do Nu Metal. Tanto o instrumental quanto os vocais caminham de leve pelo vale da estranheza e compõe uma coesão interessante em músicas que soa estranhas. Mais um grande álbum para esta banda que tem uma discografia muito consistente.
09º - IBARAKI - Rashomon
Um ábum que trouxe aquela velha discussão do isso é ou não o Verdadeiro Black Metal (!?). Mesmo entre a nossa equipe não tivemos consenso. mas não tem como negar que este trabalho é uma mescla do que o seu idealizador já faz no Trivium com a adição de elementos do Black. Se é black o suficiente ou não vai de cada um, e até das expectativas de cada um. Temos uma grande contribuição do Ihsahn (Emperor), além das participações de Nergal (Behemoth) e Gerard Way (My Chemical Romance). No fim, fica a impressão que talvez poderia existir uma mescla melhor dos elementos de metalcore e black metal, porém mesmo assim o trabalho se sustenta muitíssimo bem. Ficamos na esperança que no futuro o projeto possa evoluir ainda mais a sua sonoridade e quem saber ajudar a pavimentar algo que possa se tornar o blackcore.
08º - PORCUPINE TREE - Closure / Continuation
Um dos grandes nomes do progressivo retorna após 13 anos com um disco que para alguns está a par com os grandes trabalhos da banda. É um álbum anunciado como um trabalho coletivo de composição entre os seus três membros remanescentes, que consagra o som pelo qual a banda ficou reconhecida, um revival do que o grupo já fez no passado, porém é possível observar em vários momentos os toque que o Steven Wilson traz de sua carreira solo. Performances individuais incríveis, com destaque para a bateria de Gavin Harrison, que somam um conjunto muito coeso e belo. Dificilmente deve desagradar algum fã de longa data do grupo e possui um enorme potencial pra seduzir novos admiradores.
07º - IATT - Magnum Opus
Esse é um daqueles álbuns que é a cara de uma ala especifica do VNE, os avant-garders. Aqui temos um Prog Black Metal com toque de Death que é extremo tanto no peso quanto na experimentação. A banda é ousada em dar ao álbum o nome de Magnum Opus, porém ao que parece de fato é a obra maior da banda, pelo menos até o momento. Seja com o saxofone cada vez mais presente no metal ou com o clássico violino, a sonoridade caminha por lugares dinâmicos e caóticos sem perde o fio da melodia. Um excelente trabalho dos americanos, possivelmente cimentando o espaço como uma das bandas mais promissoras no gênero, que deve aparecer em lista de destaques daqueles que admiram sonoridades que estão pelo menos até os joelhos dentro do avant-garde.
06º - AL-NAMROOD - Worship The Degenerate
Um álbum que no meio do episódio descobrimos ser na verdade um EP, mas que traz em si a grandiosidade o suficiente pra garantir seu lugar nessa lista. Para aqueles que já se aventuraram pelo metal extremo oriental, a banda saudita já possui um nome respeitado na cena. A banda traz no trabalho uma sonoridade que traz o Black Metal tradicional com fortes elementos musicais e líricos do oriente médio, porém de uma forma que não se torna Folk Black. O álbum funciona tanto para quem já conhece a banda quanto pra quem resolver se aventura em conhecê-los. Seu único defeito é ter apenas 26 minutos, não tem como não sair da audição querendo mais!
05º - PHARMACIST - Flourishing Extremities on Unspoiled Mental Grounds
Bem, aqui temos um álbum de Grindcore com músicas de, em média, 7 minutos de duração! Na pauta nossos caros colegas definiram a banda como um Prog Grindcore, e apesar desse termo soar tão bizarro quanto o anarcocapitalismo, ao contrário desta posição política, a sonoridade da banda funciona. Unindo a agressividade e peso do Grind à dinâmica do Prog, o álbum te leva por caminhos difíceis de explica em palavras. Se você curte metal extreme vale checar pelo menos pra experimentar algo novo.
04º - SEPTICFLESH - Modern Primitive
Chegando perto das primeiras posições, temos os do Death Metal sinfônico retornando após 5 anos com um trabalho que segue a mesma linha dos anteriores, porém agora com um foco um pouquinho maior nas orquestrações e um tom épico que nos deixa a impressão de estarmos acompanhando uma peça de tragédia durante a audição. Se por um lado não tivemos tantas inovações, por outro o trabalho é muito bem feito, estando os elementos bem encaixados e, pela duração de 40 minutos, não chega a cansar o ouvinte. O conjunto criado entre os riffs e as partes sinfônicas são extremamente bem feitos e os vocais, tanto guturais quando limpos, estão no ápice da performance. Um grande álbum que pode servir de porta de entrada pra banda mas que também deve agradar a maioria dos fãs de longa data.
03º - KARDASHEV - Liminal Rite
Será que estamos presenciando o surgimento de um novo subgênero? Aqui no VNE costumamos, pelo menos a maior parte da equipe, ter bons ouvidos para o Deathcore, e graças a essa boa vontade nossa com o subgênero topamos com bandas que conseguem evoluir a sonoridade esperada. E o Kardashev faz isso praticamente criando algo que pode ser chamado de Deathgaze talvez. Seja lá como quiser chamar, aqui temos um trabalho que pega o que tem de melhor dos mundos do deathcore e blackgaze, confluindo elementos agressivos, atmosféricos, épicos e etéreos. Se para alguns a duração é um entrave, para outros o trabalho é tão conciso que não se sente o tempo passar durante a audição. Uma banda que é a cara desses moderninhos do VNE e não tinha como não ficar no pódio!
02º - DREARINESS - Before We Vanish
Com a medalha de prata temos Blackgaze cantado em italiano com uma vocalista incrível! O vocal gritado pode espantar de primeira quem não está muito acostumado com o seu uso mais agressivo, mas a insistência é recompensadora. Before We Vanish é um álbum incrível, com várias nuances e um balanço maravilhoso entre peso e calmaria. Com 6 faixas e 55 minutos de duração, é uma tracklist que só não cansa por acertar na variação de ritmo e peso. Uma experiência musical tocante e angustiante ao mesmo tempo, como diria nosso querido Lucas, definidamente um álbum divertido!
01º - WHITE WARD - False Light
Em primeiro lugar temos o álbum que ficou na boca do povo do Twitter! Os ucranianos do White Ward apresentam nesse novo trabalho uma a sonoridade mais melódica, mantém a excêntrica mistura de Blackgaze/Post-Black Metal com Dark Jazz que já foi explorado no álbum anterior e apresenta como novidade o Post-Punk. E como não poderia faltar, uso do saxofone nesse álbum é incrível e os seus solos são um espetáculo à parte. Porém um destaque interessante são os sintetizadores, que nos seus momentos foram muito bem encaixados e ajudam a criar a atmosfera perfeita. A banda explora muito bem o seu lado musical menos extremo mas ao mesmo tempo não esquece o Black Metal agressivo e violento, as guitarras estão mais pesadas do que no trabalho anterior e o baixo tem o seu destaque. White Ward é uma das bandas mais inovadoras e também uma das mais importantes da nova geração do Black Metal internacional, e esse álbum comprova tal afirmação, um dos melhores lançamentos de 2022!
------------------------------------------------------------------
Por hora é isto! Comentem aí o que vocês acharam da nossa lista e também a lista de vocês!
Confiram também os principais lançamentos dos meses de Abril, Maio e Junho!
Confiram também os principais lançamentos dos meses de Abril, Maio e Junho!
E, claro, não se esqueça de ouvir o nosso episódio VNE#91 Lançamentos 2º Trimestre 2022!
Esse trimestre serviu demais!
ResponderExcluiresse top 5 aí tá lindo viu pqp
ResponderExcluir